Sistema de automação residencial

Em busca de sistema de automação residencial, encontre a melhor empresa do segmento. Faça uma cotação hoje mesmo e descubra a líder em qualidade.

Leia mais

Galeria

Sistema de automação residencial

Genericamente, uma automação divide nos seguintes assuntos:

  • Instalação elétrica: iluminação, persianas e cortinas, gestão de energia e outros;
  • Sistema de segurança: alarmes de intrusão, alarmes técnicos (fumaça, vazamento de gás inundação), circuito fechado de TV, monitoramento, controle de acesso;
  • Sistemas multimídia: áudio e vídeo, som ambiente, além de vídeos, imagens e sons sob demanda;
  • Sistemas de comunicações: telefonia e interfonia, redes domésticas, TV por assinatura;
  • Utilidades: irrigação, aspiração central, climatização, aquecimento de água, bombas e outros.

Funcionalidades do sistema LuxControl:

Interface

Utilizando a rede de computadores do ambiente automatizado (responsabilidade do cliente), uma das funções do Controlador LuxControl é disponibilizar um servidor de páginas HTTP para equipamentos tais como Smartphones, Tablets e PCs que, utilizando seus aplicativos de navegação na internet, poderão supervisionar e comandar o sistema de automação residencial. Por essa funcionalidade, consegue-se a interação com o sistema através da Internet ou simplesmente pela Intranet.

Assim, para o comando dos pontos automatizados, as Interfaces participarão do sistema trabalhando de uma forma paralela com, por exemplo, pulsadores instalados nas paredes e sensores de movimentos, dentre outras possibilidades. Num sistema automatizado, os pontos sempre obedecerão ao último comando, independe de sua origem.

A solução utilizada pelo LuxControl não limita o número de equipamentos para ser conectados ao sistema e muito menos cria a necessidade de instalação de qualquer tipo de software.

Os sistemas operacionais poderão ser:

  • 1) Para PCs: Windows ou Linux: Navegadores Internet Explorer 10, Chrome e Firefox
  • 2) Para Smartphone e Tablets: iOS, Android ou Windows 8: Navegadores Safari; Chrome e Firefox

Notificações

O sistema poderá enviar notificações por E-mails, disparados por eventos pré-configurados.

Lembrar de que para envio de e-mails o sistema deverá estar conectado à internet.

Relatórios

Um Banco de Dados registra os principais eventos do funcionamento do sistema, acumulando-os por vários meses consecutivos. Com esse recurso alguns interessantes relatórios são disponibilizados nas interfaces, tais como Tempo de Uso das cargas, Registros de todos os comandos das cargas com dados de ligado, desligado, dia, hora e usuário do sistema (ou se acionado por pulsadores em paredes).

Permissões

Para as interfaces elege-se um administrador com atribuições para fazer amigavelmente algumas personalizações no sistema. Dentre elas, além de facilmente alterar nome de elementos e configurar novas cenas, o administrador poderá criar grupos de usuários com permissões diferentes. Por exemplo, poderá haver um Grupo intitulado “Funcionários” que poderá ver o status de determinadas lâmpadas, porém não poderão acioná-las; ou então, ter acesso somente a algumas câmeras do CFTV.

Agendas

Uma Central de agendas permite o sistema agendar eventos, por exemplo, persianas abrirem e fecharem diariamente em horários pré-definidos. Pela Central o usuário poderá parametrizar várias particularidades para os eventos, dentre eles: Habilitar/Desabilitar, definir dias específicos da semana, e se o evento deverá acontecer por apenas uma vez ou se será periódico.

Integração com CFTV – Circuito Fechado de TV (incluso)

Existe a possibilidade de que as Interfaces do sistema LuxControl tenham acesso às câmeras do tipo IP que estejam ingressadas na rede de computadores do prédio automatizado. A ideia não é que o sistema LuxControl venha substituir os tradicionais DVRs responsáveis por gravações e outras funções de CFTV, mas sim ter acesso às suas câmeras e, consequentemente, haver maior interatividade com o sistema de automação, ampliando assim a vigilância e controle do prédio.

Comando Infravermelho

Para comandar equipamentos de Áudio e Vídeo, assim como Condicionadores de Ar equipados com receptores de Infravermelho, a proposta contempla duas opções de soluções, a ser definido durante a obra:

  • 1) Fazer a instalação de Emissores de Infravermelho, um para cada equipamento controlado.
  • 2) Fazer a instalação de um único Emissor de Infravermelho (Blaster) para vários equipamentos.

Notas:

  • 1 A instalação de Blaster deve ser de uma forma tal que desse único emissor os raios atinjam o conjunto de equipamentos a serem comandados, sem obstruções da visada do percurso dos raios por pessoas ou objetos. Com a utilização de Blaster o número de equipamentos ficará limitado às disposições físicas dos equipamentos e não do sistema LuxControl, no qual poderá ter armazenado um número ilimitado de códigos para ser emitidos.
  • 2 Adicionalmente, novos equipamentos de controle para Áudio e Vídeo e Condicionadores de Ar poderão ser instalados ao sistema, acrescentando assim o número de equipamentos comandados.
  • 3 Com a solução LuxControl todos os Controles Remotos dos equipamentos vinculados ao sistema poderão estar dentro de qualquer iPhone, Ipad e etc., sem a necessidade de pagar licenças especiais para cada nova interface adicionada ao sistema LuxControl.
  • 4 As funcionalidades dependem das possibilidades dos dispositivos.

Sensores de Temperatura

Sensores de Temperatura discretamente instalados permite o monitoramento da temperatura dos ambientes, o que permite programar vários tipos de ações, desde o acionamento de equipamentos de refrigeração ou aquecimento até mesmo o envio de SMS. Como os dados serão armazenados em banco de dados por um razoável período de tempo, relatórios também poderão ser emitidos.

Persianas (incluso)

Persianas, Toldos, Cortinas, Portões de Garagem, dentre outros equipamentos, poderão ser comandados pelo sistema LuxControl. Existem duas formas de executar a solução: uma mais confiável que utiliza cabos elétricos, outra que utiliza equipamento emissor de rádio frequência.

Observações referentes à segunda opção:

  • 1 O fabricante do equipamento de Radiofrequência da persiana, ou equipamento parecido, deverá ser da marca Somfy ou outra homologada.
  • 2 Soluções wireless costumam encontrar situações e instalações desfavoráveis à condução das ondas, o que implica acrescentar novos equipamentos emissores de onda. Como os testes de conectividade são feitos já no final da obra, corre-se o risco de não haver infraestrutura adequada para tais acréscimos. Em outras palavras, soluções wireless implicam muitos cuidados durante a obra.
Whatsapp LUXCONTROL Whatsapp LUXCONTROL